Círculo Dourado – Começa com o teu porquê

Bibiana Ferramentas & outras coisas 0 Comentários

O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

Círculo Dourado - Começa com o teu porquê | bergamotadesign.com O Círculo Dourado do Simon Sinek é uma das melhores ferramentas para o empreendedor que quer fazer a diferença e ter um negócio de sucesso.

Já ouviu falar no Simon Sinek? E na sua TEDtalk Como grandes líderes inspiram ação? E no seu círculo dourado?

Se sim, esse post é pra recapitular. Se não, é pra informar. Porque, pra bom empreendedor, um infográfico e uma TEDtalk bastam.

Começa com o quê?!

Então, comecemos do começo: a famosa palestra Como grandes líderes inspiram ação. Ela foi filmada no TEDx Puget Sound, em Seattle, WA, EUA, em setembro de 2009. Já foi assistida mais de 21.920,00 vezes, sendo a terceira TEDtalk mais vista de todos os tempos! Em outubro do mesmo ano, Sinek lançou o livro Por Quê? – Como Motivar Pessoas e Equipes A Agir, e é claro que o livro já é best seller (vou dever as devidas fontes, mas confia em mim que fiz meu dever de casa!).

Mas por que tanto alarde por um cara falando na tela? Porque ele fala com propósito, e fala bem. É daquelas coisas que tu ouve, dá uma paulada na testa, e diz “por que não pensei nisso antes?!” Parece simples, mas o simples é complicado de se alcançar…

Primeiro, assiste a palestra – pela primeira vez ou de novo, vale a pena!

Legal né? Momento dã! mas muito enriquecedor.

E afinal, quem diabos é Simon Sinek?

Primeiro, é britânico. Aquele sotaque…

Segundo, é etnógrafo de formação, então tem bastante experiência observando pessoas e padrões de comportamento.

Terceiro, é autor de dois livros, um blog, cursos online, e contribui pro mundo com mais um monte de coisas legais no Start with why.

Quarto, é mais um monte de coisas, que parecem importantes, e estão centradas na teoria do Círculo dourado (não consegui até o momento descobrir se o círculo é dele ou adaptado de algum outro autor – creio que seja adaptação, mas não tenho fontes. Se alguém souber, dá um grito!).

Tá, mas explica o tal do círculo dourado!

É simples.

Na palestra Como grandes líderes inspiram ação, Simon Sinek fala sobre o Golden Circle [ou círculo dourado], modelo de liderança que desenvolveu. Sinek percebeu que os melhores líderes inspiradores e organizações do mundo pensam, agem e se comunicam da mesma forma: começam com o porquê.

Percebendo isto, desenvolveu o que chama de O Círculo Dourado. Este funciona em três simples níveis: Why, How e What (Por que você faz, como você faz e o que você faz). A ordem é essa mesmo, porque, segundo ele,

As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porque você faz. E o que você faz serve apenas como prova do que você acredita.
Simon Sinek

Esmiuçando:

O quê – Ele diz que cada pessoa, cada organização no planeta sabe o que faz (100%).

Como – Algumas sabem como fazem, como funciona o processo.

Porquê – Mas poucas pessoas ou organizações sabem porque fazem o que fazem, o que os motiva. Qual o seu propósito? Porque sua empresa existe?

Quer um exemplo? Olha o círculo da Bergamota:

Círculo Dourado: Começa com o porquê | bergamotadesign.com

Deu pra entender? Não desanima se achar difícil, mas também não é um bicho de sete cabeças. Respira, dá um passeio, come uma bergamota com as amigas, e volta depois. Com as ideias mais leves, a resposta chega. O meu porquê, por exemplo, ainda está em desenvolvimento. Cada vez que leio, penso em mudanças. E tudo bem! Desde que não mude d’água pro vinho, é bom evoluir a ideia!

E por que essa ladainha toda?

Pra te contextualizar no infográfico que fiz, explicando o que é e como usar o círculo dourado. E ele é todo teu! E não é só o infográfico: tem também uma folha de exercícios pra fazeres o teu círculo dourado.

[sociallocker]Círculo Dourado - Começa com o teu porquê | bergamotadesign.com O Círculo Dourado do Simon Sinek é uma das melhores ferramentas para o empreendedor que quer fazer a diferença e ter um negócio de sucesso.
[/sociallocker]
Quem ama, compartilha 😉
Quem escreveu

Bibiana

Facebook

Diva mor na Bergamota Design. Designer por formação. Mestranda por opção. Curiosa incurável. Stand up comic nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *